Estão abertas até o dia 9 de junho as inscrições para o maior festival nativista do estado. As inscrições podem ser feitas pelo email 39coxilhanativista@gmail.com ou por meio físico, (por SEDEX ou carta registrada), para o seguinte endereço: 39ª Coxilha Nativista de Cruz Alta - Secretaria Municipal de Cultura - Avenida General Osório, nº1415 - CEP 98005-150 - Cruz Alta / RS.

A comissão organizadora do festival espera 800 músicas inscritas. Destas, 30 serão selecionadas pelos jurados Jaime Vaz Brasil, Roberto Borges, Marcelo Oliveira, José Renato Borges Daudt e Taine Schettert nos dias 13, 14 e 15 de junho quando a noite, em evento no Pub Mr. Jack, com show de Marcelo Oliveira serão conhecidas as composições que concorrerão na 39ª Coxilha Nativista.

A 35ª edição da Coxilha Piá segue as mesmas normas para inscrição. O Concurso de interpretação vocal é dividida em duas categoria: Categoria Piá até 13 anos e Categoria Piá Taludo: de 14 até 17 anos.

Os jurados que receberão a missão de avaliar os pequenos talentos que subirão ao palco Jaime Caetano Braum são: Cristiano Quevedo, Fabiana Lamaison e Edilberto Bergamo. Os regulamentos e as fichas de inscrição das duas competições estão disponíveis

Lançamento estadual reuniu os maiores nomes da música gaúcha

Nesta segunda-feira (13), o Galpão Crioulo da OAB - Leopoldo Rassier recebeu mais uma edição do Lançamento Estadual do único festival de música ininterrupto do estado, a Coxilha Nativista.

Além da 39ª Coxilha, também foram lançadas a 35ª edição da Coxilha Piá e a 3ª Coxilha da Música Instrumental. No evento, foram apesentadas as prendas desta edição. São elas: Anelize Chaves, Alessandra Ochulaki e Rafaela Mate. As prendas são representantes dos três Centros de Tradições Gaúchas (CTG's) de Cruz Alta: Turíbio Verissimo, Rodeio da Saudade e Querência da Serra.

Também, na ocasião, os produtores culturais da 3ª Coxilha Da Música Instrumental João Bosco Ayala, Renato Morais e Dorval Dias, divulgaram duas ações sociais realizadas pela Cooperativa Central de Gaúcha Ltda (CCGL), a patrocinadora master do evento.

A primeira delas foi a doação de 10 violões para o projeto "Coxilha Vai à Escola". Segundo João Bosco, essas ações mostram a grandeza do festival. "Entendemos que é através deste projeto que nós enxergamos, não apenas um grande projeto educacional, mas também, a perpetuação do público e da qualidade da Coxilha Nativista," pontua.

Além disso, a segunda ação da Cooperativa foi a aquisição de um quadro do pintor Felipe Constant, grande artista do estado. O objeto será leiloado e todo o recurso levantado através deste processo será doada para o projeto de Ecoterapia, instalado em Cruz Alta. Nos próximos dias, será divulgado data e local do leilão.

O lançamento estadual contou com apresentações de Jorge Freitas, Fabi Lamaison e Juca Morais, artistas que abriram o palco. Além deles Robson Garcia e Marcelo De Araújo Nunes, vencedores da 38ª Coxilha e Quarteto Coração de Potro proporcionaram grandes apresentações aos presentes. Também subiram ao palco Pirisca Grecco e Cristiano Quevedo, acompanhados de Guilherme Castilhos.

Representado a música instrumental do estado estiveram no palco Carlos Moller Jr e Joaquim Velho. O evento contou com a presença de personalidades como Anonymus Gourmet e Claúdio Brito. E, também, músicos renomados que já participaram e ganharam o festival, como Erlon Péricles, Mauro Morais, Marcelo Oliveira.

A 39ª Coxilha Nativista, 35ª Coxilha Piá e 3ª Coxilha Música Instrumental acontecerá de 24 a 27 de julho, no Ginásio Municipal Dr. José Westphalen Correa. A entrada nas arquibancadas é gratuita.

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

Desenvolvido por Bárbara Lazzari