Lançamento da 39ª edição reuniu coxilheiros em Cruz Alta e Porto Alegre

 

O maior festival nativista do estado foi lançado na sexta-feira (10) em Cruz Alta e na segunda-feira (13) em Porto Alegre. No primeiro evento, na Casa de Cultura Justino Martins, a comunidade prestigiou o lançamento da 39ª Coxilha Nativista, 35ª Coxilha Piá e 3ª Coxilha da Música Instrumental em evento aberto ao público.

Entre as atrações da noite estavam o Pocket Show com o cantor Juliano Moreno, vencedor de duas edições da Coxilha, a 28ª com "Justimiano Carrapicho" e a 32ª com "Diálogo de Luz e Sombra". Também durante o lançamento, foram anunciados os shows da primeira noite, as prendas da 39ª edição e os jurados que serão os responsáveis pela seleção das composições que disputam o prêmio máximo da Coxilha Nativista.

"A Coxilha vem mantendo sua identidade e agregando novidades como a 3ª Coxilha Instrumental que abre o palco Jayme Caetano Braun aos talentos da música instrumental. Algo de suma importância em um Estado que é revelador de instrumentistas virtuosos da mais alta estirpe. Também estamos levando a história do festival, sua riqueza musical, para as escolas municipais e estaduais através do projeto A Coxilha Vai À Escola, que também irá selecionar dois talentos para a Coxilha Piá e Piá Taludo. Aliás, a Coxilha foi pioneira em colocar no palco os jovens talentos que hoje são vozes consagradas do nativismo. Também temos o Chef CCGL, que coloca os interpretes, compositores e instrumentistas a cozinhar, concurso culinário que leva o nome da patrocinadora master da Coxilha Instrumental, via Lei Rouanet, além de rodeio, torneio de truco e concurso de trovas. Enfim, nosso festival chega a 39ª edição se renovando, revitalizado e sendo exemplo para os demais", diz a secretária de Cultura e Turismo Laura Durigon Ajala.      

A Coxilha Nativista é realizada em Cruz Alta-RS, sempre no último final de semana de julho, no Ginásio Municipal José Westphalen Correa. Neste ano de 24 a 27 de julho. O acesso as arquibancadas é gratuito. A comercialização de mesas terá início em julho.

Na segunda-feira (13) em um coquetel ocorreu o lançamento estadual em Porto Alegre às 18h30, no Galpão Crioulo Leopoldo Rassier da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RS), com a presença maciça da comunidade artística e pocket show de Robson Garcia e Marcelo Nunes, vencedores da última edição, e do Quarteto Coração de Potro.

Confira as fotos

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

Desenvolvido por Bárbara Lazzari